24º Prêmio Deca (2019) Estudantes - Instituição Vencedora

/ Design de Interiores

Prêmio Deca 2019

Fig. 1 Selo do Prêmio Deca Estudantes - 2019 - Instituição Vencedora.

A Escola Técnica Estadual (Etec) Polivalente de Americana teve uma representante no pódio da 24ª edição do Prêmio Deca – Estudantes. Bianka Cassante Silva, de 17 anos, aluna do terceiro ano do curso técnico de Design de Interiores integrado ao Ensino Médio, conquistou o troféu de bronze da categoria Grand Prix na competição que recebeu trabalhos de instituições de Ensino Técnico e Superior de todo o País.

O concurso tem como objetivo premiar o talento de jovens estudantes e estimular a apresentação de seus projetos ao mercado de trabalho. Nesta edição, o desafio proposto aos alunos de Design de Interiores foi projetar banheiro e cozinha para uma casa compacta de até 20 metros quadrados, com base em uma planta fornecida pela Deca.

Os projetos foram avaliados por um corpo de jurados formado por referências nacionais dos setores de arquitetura e design de interiores, como Ana Maria Bogar, Antonio Ferreira Júnior, Cristina Bava, Fátima Barnabé, Flávio Butti e Mara Chap Chap.

Para Bianka, ver seu nome no site da competição entre as finalistas foi surpreendente e gratificante. “Esse prêmio é o retorno de muita dedicação porque estudo em tempo integral e tive de ficar por mais tempo na escola para desenvolver meu projeto. Eu era a única representante do nível Médio. As meninas que disputaram comigo já estão na faculdade.”

Foto da Premiação

Fig. 2 Professora e Coordenadora Monique Masnello (esq) e Aluna Bianka Cassante, recebem o prêmio Deca.

Dupla premiação

Esta é a segunda vez que a Etec Polivalente de Americana é premiada no evento. No ano passado, a estudante Juliana Bolognese conquistou o segundo lugar na categoria banheiro de um espaço de coworking.

Os dois trabalhos da unidade foram coordenados e orientados pela professora Monique Masnello, que há três anos incentiva a participação dos estudantes na competição: “Sempre acreditei nos talentos que temos na escola e, para motivá-los a se inscreverem, apliquei em sala de aula os temas do concurso”, relata.

Além de levar para casa o troféu de terceiro lugar do Prêmio Deca, Bianka recebeu um crédito no valor de R$ 2 mil em um fundo educacional para utilizar exclusivamente em cursos extracurriculares que aprimorem sua carreira. A premiação de 2019 foi realizada no dia 12 de novembro de 2019, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, na Capital.

Fonte: CPS - Disponível no endereço: https://www.cps.sp.gov.br/aluna-da-etec-de-americana-e-premiada-em-concurso-de-design/ Acesso em 31 jan. 2020.

Previous Post